quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Se o homem quiser… sempre será NATAL!

Se desde sempre a época do Natal foi muito marcante para mim, agora mais do que nunca! O rodar dos anos ainda não me mostrou muito bem o que é o Natal do Menino Jesus, por isso sempre me apresso na busca da compreensão para partilhar melhor o encanto.
A época do Natal é importantíssima, pois sem Natal (nascimento) nunca poderia haver paixão (morte) nem Páscoa (passagem), acontecimentos que determinam a nossa própria vida, pois tal como Jesus, nascemos, vivemos e partimos. O Natal do Menino Jesus veio dar sentido à nossa existência, mostrar-nos o caminho a seguir e levantar uma pontinha do véu que sempre nos encobrirá a verdadeira meta a alcançar.
O Natal é um grande mistério. Antes de mais, é a celebração do aniversário do nascimento real de um HOMEM que fascinou o mundo e continua a fasciná-lo através da História como único caminho de realização pessoal e felicidade que uns seguem imitando os Seus passos, e outros seguem também na medida em que, ingloriamente, buscam a felicidade fora DELE, onde nunca a poderão encontrar.
Entre todos os povos há unanimidade de pensamento em relação ao Homem incomparável que Jesus realmente foi, o que faz DELE o centro da Humanidade. Os próprios muçulmanos, cuja crença avança no mundo a olhos vistos, reconhecem o Seu valor incomensurável. Mais do que nunca, a humanidade vive num permanente “Advento”, numa busca constante de ALGUÉM que a venha tirar das dificuldades em que se encontra, e ESSE ALGUÉM é JESUS CRISTO, caminho, verdade, e vida que se expressa através de um amor sem limites a todas as criaturas.
Viver Jesus Cristo mão é apanágio de cristãos católicos, é uma realidade de todos os homens que amam, porque Jesus é Amor, somente Amor.
O Homem/Humanidade, é um todo, formado por todas as criaturas humanas, indefinidamente. E assim sendo, os inimigos de qualquer homem nunca poderão ser os outros homens. Se qualquer homem é parte integrante da humanidade, não pode, de forma alguma, ser inimigo da humanidade, porque se o for, é inimigo de si mesmo.
Os inimigos do homem não são os homens, mas as más tendências, os defeitos e desamores dos homens. Esses, sim, são os verdadeiros inimigos do homem.
Quando todos os homens, mulheres e crianças, conseguirem compreender esta noção de inimizade, então, sim, todo o mundo renascerá de novo porque todos conseguirão amar-se mútua e incondicionalmente, e no mundo haverá a desejada harmonia e paz.
Eu não sei o que é o céu, nem sequer se existe algum local exacto a que Jesus Cristo tenha chamado realmente de céu… mas tenho a certeza que, se os homens conseguirem olhar-se íntima e profundamente à luz de Jesus Cristo e lutarem arduamente contra os seus defeitos interiores (o mais importante é invisível aos olhos) o mundo será “um céu”.
A mudança de mentalidade que o mundo necessita para viver na Paz de Jesus Cristo não acontece de uma só vez, terá de ir acontecendo aos pouquinhos. E enquanto houver pessoas que não vivam o amor autêntico que Jesus Cristo preconiza, sempre será Natal, porque Jesus Cristo irá nascendo sempre, das mais diversas formas, no coração de cada homem que ainda O não conheça.
Eu não sei o quê… mas cada um de nós, cristãos, teremos de fazer alguma coisa para que o verdadeiro Natal vá acontecendo todos os dias!
Para todos, um Feliz 2011, num constante e permanente Natal!

Hermínia Nadais

A Publicar no "Notícias de cambra"

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Natal… mas o que é o Natal?


A época é linda! Advento… e Natal!
Eu não sei se compreendo a profundidade do Natal!... Muitas vezes me pergunto a mim mesma: - Como é que o Menino Jesus… nasceu há mais de dois mil anos… e continuamos a dizer que Ele vai nascer?
A resposta que encontro pode não estar bem certa… mas, minimamente, satisfaz.
O Advento é o tempo de preparação e espera do nascimento do Menino Jesus… que vai nascendo e renascendo mesmo! Estamos todos cansados de saber que “o mais importante é invisível aos olhos!” Por isso, temos de pensar no Nascimento de Jesus a partir de uma diferente forma de nascer e de renascer - a partir de uma mudança de vida ou conversão interior, pois é a este tipo de nascimento que está ligado o verdadeiro Natal de Jesus Cristo!
Como homem, Jesus nasceu uma só vez que celebramos todos os anos no dia 25 de Dezembro… mas como graça e dádiva de Deus nasce e renasce todos os dias e a todas as horas e momentos… no coração dos homens que se vão abrindo ao Seu Amor!
Jesus nasceu por amor – viver o Natal de Jesus é viver no amor de Jesus - que nos impele a amar, sem peso nem medida, todos os homens nossos irmãos.
Temos de aprender a ver a história de Jesus integrada no conceito social do Seu tempo para a transpor integralmente para os nossos dias, mas sem a desvirtuar.
O mais importante da vivência do Natal é a celebração festiva do aniversário do Nascimento de Jesus como o Messias prometido ao povo judeu e que não foi reconhecido pelos judeus, pois Herodes queria matá-lo… mas foi procurado pelos gentios uma vez que os “supostos Reis Magos” vieram visitá-Lo com presentes.
A época natalícia é, assim, muito misteriosa… e para a vivermos plenamente não podemos prender-nos na incompreensão do mistério, mas tirar dele o essencial ao bom viver da nossa existência humana.
Jesus nasceu… um dia! Agora… vai nascendo na vida de cada pessoa, quando essa pessoa, consciente das suas acções menos correctas, O reconhece como exemplo a seguir e como companheiro de viagem… presente nos momentos bons para incentivar à humildade… e nos momentos maus para ajudar a superar dificuldades! Esta forma de estar pressupõe uma conversão ou mudança constante de vida que é o Natal de todos os dias.
Ao tempo de Advento e Natal estão ligados, ao lado de comportamentos de solidariedade e partilha, sentimentos de harmonia que desencadeiam encontros mais profundos entre familiares, colegas de trabalho, amigos mais próximos… e a necessidade de um olhar mais demorado sobre todo o planeta que habitamos num desejo de que a compreensão gere a paz e prosperidade tão necessária nos nossos dias.
Neste Natal que temos a ventura de viver… nem os parcos recursos económicos conseguiram apagar as luzes… porque o Natal, de facto, é LUZ! Não a luz das lâmpadas multicores… mas a Luz de Jesus Cristo a iluminar o interior de cada pessoa no sentido de que vá encontrando, nas agruras da vida, o verdadeiro caminho da felicidade para que foi criada.
Para todos… um Santo e Feliz Natal!

Hermínia Nadais

A Publicar no "Notícias de Cambra"